VETERANS CANADIENS

No final de 1990 e nos primeiros anos do novo século, os esforços de veteranos tiveram sucesso e resultou na criação da Mesa Redonda Nacional sobre Primeiros Veteranos Unidas, que reúne associações de ex-alunos Veteranos das Primeiras Nações, Assembléia das Primeiras Nações, da Defesa Nacional e dos Assuntos dos Veteranos do Canadá e Assuntos Indígenas e do Norte do Canadá para resolver as queixas dos veteranos aborígenes. O processo que levou ao reconhecimento de que os veteranos das Primeiras Nações foram desfavorecidos no acesso a benefícios para os veteranos, e pediu desculpas em uma oferta de compensação do governo em 2002.

No Dia Nacional aborígene, 21 de junho de 2001, Sua Excelência, a Senhora Adrienne Clarkson, Governador Geral do Canadá, presidiu a inauguração da Ottawa Aboriginal Veteranos Monument.

Este monumento pretende ser uma homenagem profunda e duradoura para a contribuição de todos os indígenas para o esforço de guerra e de operações de manutenção da paz canadenses.

Vários milhares de aborígenes enfrentou dificuldades ao participar da Primeira e Segunda Guerra Mundial ea Guerra da Coréia. Eles serviram com honra e distinção em todos os serviços e todos os níveis, a partir do particular para brigadeiro. Eles lutaram no exterior lutando para defender a soberania ea liberdade das nações aliadas, e eles empurraram a questão no país. Por fim, nas operações da manutenção da paz no exterior, eles continuam a mostrar dedicação.


Seus feitos heróicos sua ganhou muitas decorações, bem como o respeito ea amizade de seus companheiros de guerra. Centenas de pessoas aborígenes de costa a costa, deram suas vidas para que todos os canadenses possam viver em paz e liberdade herdar. 

Nós que querem seguir o seu exemplo, nos curvamos à grandeza de seu sacrifício e determinação é inspiradora. A nossa dívida de gratidão para com eles é imensa.

Seu legado ainda está vivo. Quando o capitão Catherine Askew, capelão anglicano da nação Moose Cree, presidiu uma cerimônia da colocação da grinalda em Vimy Ridge, em abril de 2007, para marcar o 90 º aniversário da famosa batalha, ela leu seu oração em Inglês e Cree. "Nós temos que ser gratos por todos os sacrifícios que eles fizeram e que ainda hoje desfrutamos em nossas vidas", disse ela. Suas palavras eram uma homenagem aos milhares de jovens soldados que serviram seu país de origem:

Eyam ahatauw 
Nem moo shoo muk / noo koom muk / Gitche Manitou 
Nem mah moo ele também nan / ah nooch / kah kee ver kak 
Oh eh tah tay Maio kwa yak 
Ki keh ski t see tak / ki shi chi wa ela muk 
Kee nah kah tah Mook / oh mah ti ft ski ou se ganha 
Oh mah kah koo / kah kee put Mook / ou um mah 
Kah status ti ki kook 
Bem nuk Skuk keh ah ou mah / ah kah kah kee chi também tek 
Kee mah se kewk / nuk kan kah ela MAS 
Puh ki ANC / kis kee ske ver yak 
ah kah kee chi tah muito kik / moo lah kah / ela nah koon 
sem trocadilho 
nem ma ti ft logo ah nooch 
puh ki kis kee ANC ske ver yak / pode koch 
Nem moo shoo muk / noo koom muk / Gitche Manitou 
kee meen ANC / oh mah / noch kee ah kah ela kak 
oh mah / yum ah chi kay vitória 
eh kway chi mi tak pi shik tah ki yun 
Pode koch Que tay eh kwa yak 
oh mah kah kik shi na kay chik peh wuk 
tay kah nee kan chik 
kah kah kee shi ou fuligem ki koo sis 
kah kee pah moo chi pam tat oh tay 
Chi-meeg Wetch, chi-meeg Wetch, chi-meeg Wetch. 

Olá, olá, 
Avôs, avós, Divino Criador. 
Hoje estamos reunidos nesta praça 
honra de lembrar seus filhos. 
Confrontado com o impossível 
eles lutaram uma batalha que ajudou a ganhar a guerra. 
Lembre-se que sem o seu sacrifício, 
nossas vidas não seriam como são hoje. 
Avôs, avós, Divino Criador. 
Nós, agora, enviar nossas orações 
e pedimos-lhe para estar sempre conosco, 
como honramos aqueles guerreiros que vieram antes de nós. 
O nome do seu Filho que desceu entre nós. 
Amen.

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×