GUERRE HISPANO AMERICAINE

Guerra americana espanhola em 1898

Americano da guerra Hispano
1898

 

A Guerra Hispano-Americana é um conflito que teve lugar em 1898 entre os Estados Unidos e Espanha. Esta guerra ilustra a mudança no mundo vai operar no século XX. Lembre-se que no século XIX, a Espanha já apareceu como uma potência colonial em declínio. Ela havia perdido todas as suas colônias da América do Sul, enquanto os Estados Unidos apareceram como uma nova potência mundial.

 

A Guerra Hispano-Americana originou na luta pela independência de Cuba, então uma colônia espanhola. Revolta cubana contra Espanhol regra que remonta a 1868, mas os Estados Unidos tiveram o cuidado de intervir militarmente. Cuba se rebelou contra o Metropole, pois apresentou a sua colônia de um regime autoritário e altos impostos. Em 1895, a violência, mais uma vez entrou em erupção, a situação económica desastrosa em Cuba atiçando revolta. No entanto, isso foi em grande parte devido ao fato de que os Estados Unidos impuseram tarifas sobre alta do açúcar cubano importado, que literalmente estrangular a economia da ilha. Espanhol Geral Valeriano Weyler y Nicolau selvaticamente reprimidos cubanos. Os jornais americanos acusaram as autoridades espanholas para a prática de "barbárie" em Cuba. Em resposta à crescente agitação na ilha, o presidente americano William McKinley enviou o navio de guerra parque Maine no porto de Havana no início de 1998.

Oficialmente, a presença do navio foi anunciado como um "ato de cortesia amigável" em relação a Cuba, mas na realidade o governo americano queria proteger seus cidadãos, caso os revolucionários cubanos tomar o controle da ilha. Na noite do dia 15 de fevereiro, uma misteriosa explosão destruiu o navio de guerra Maineancorado no porto de Havana, matando 260 homens.

Os americanos responderam com fúria, e os jornais anunciaram seus leitores que "a destruição do encouraçado Maine" era "a obra do inimigo", o secretário adjunto Roosevelt foi "convencido de que o navio explosão A guerra não é um acidente "e que os oficiais da Marinha acreditava que o Maine tinha sido deliberadamente" destruído por uma mina espanhola ". Em suma, sem qualquer prova, os norte-americanos acusaram as autoridades espanholas para ser a causa do desastre.

Presidente McKinley, em seguida, convocou Espanha evacuado Cuba. Dada a recusa dos espanhóis, o presidente McKinley pediu ao Congresso, em 11 de abril de 1898, "em nome da humanidade, em nome da civilização, em nome dos interesses americanos ameaçados", a permissão para caçar as forças espanholas em Cuba . Em 25 de abril, o Congresso aprovou a resolução e deu ao presidente o poder de uso da terra e forças navais para realizar a guerra contra a Espanha.

 

Em 1 de Maio de 1898, os norte-americanos afundou a frota espanhola no porto das Filipinas, em Manila. O esquadrão em Santiago de Cuba sofreu o mesmo destino, 3 de Julho. Em agosto, o governo espanhol estava resignado a buscar a paz através da França. Sob os termos do tratado de paz assinado em Paris 10 de dezembro de 1898, a Espanha cedeu não só Cuba, mas Puerto Rico, Filipinas e Guam, e recebeu uma indenização de US $ 20 milhões (para o " venda "das Filipinas). Cuba obteve a independência teórica uma vez que a ilha se tornou, de fato, um protetorado americano, enquanto Porto Rico, Filipinas e Guam tornou colônias americanas; por falar nisso, os americanos haviam conseguido anexar o Havaí. Assim terminou o império colonial espanhol, enquanto os Estados Unidos, que começou uma guerra de libertação, lançou as bases para o seu próprio império colonial.

 

Durante a guerra hispano-americana, muitos esforços foram feitos mesmo para criar unidades totalmente nativos americanos, mas nenhum leva. O próprio Buffalo Bill financiou um teste para recrutar regimento indiano. A maioria acabou em uma ordem voluntária de Theodore Roosevelt, mais conhecido como the Rough Riders regimento.

 

A maioria foi inscrito na banda L e veio do território indiano, agora Oklahoma. Roosevelt, não sendo um fã dos índios, reconhecidos neles excelentes cavaleiros e soldados de grande coragem.

 

 

Roosevelt também reconheceu que eles tinham a capacidade de conviver com todos os homens da unidade, como índio e branco adicionado ao final da guerra, ele teria gostado de ter muito mais em suas tropas.

Rough Riders e esses índios lutaram em Cuba, as Filipinas, mas também durante a rebelião Boxer na China.

 

Durante essa guerra, as mulheres indianas americanas começaram a servir como a enfermeira do Exército. As Filhas da Revolução Americana Hospital corpo formaram quatro mulheres Lakota enfermeira Susan Bordeaux (a Reverenda Madre M. Anthony), Ella Clark (o reverendo Irmã M. Gertrude), Anna B. Pleets (a Reverenda Madre M. Bridget), e Josephine Dois ursos (o reverendo Irmã M. José).

 

saw2.jpg

Além de sua formação médica, eles receberam estágios em lares e hospitais locais, sob a supervisão do Reverendo Francis Craft, de 1895.

 

Quando a guerra eclodiu em 1898, Craft oferecido o serviço de exército quatro enfermeiros Lakota. Durante o conflito, que cuidou de soldados feridos e doentes em Camp Cuba Libre, Jacksonville, Flórida e do acampamento Ornward em Savannah, Georgia.

 

Eles viviam em barracas e recebiam pagou US $ 30 por mês, um bom salário para a época.

Quatro enfermeiras Lakota receberão cada um a Cruz da Ordem de Enfermeiros guerra americana espanhola. Após a guerra, eles trabalharam em um orfanato em Cuba. Um deles, mourus Susan Bordeaux de pneumonia em outubro de 1899 e foi enterrado com honras militares no Cemitério Nacional de Arlington Militar.

Apesar de anos de opressão, os nativos americanos responderam ao chamado para a guerra. Para muitos deles, o serviço militar era uma longa tradição familiar guerreiro. Muitos deles esperavam obter um melhor nível socioeconômico.

Jornais da época apresentam artigos sobre Buffalo Bill, que pretende mobilizar 30 mil índios para esta guerra, mas na realidade ele não podia alistar 600 Lakota.

No final de abril, o 1 º Regimento de Cavalaria de Voluntários foi formalizada. Ele tinha 200 índios de Arizona, Novo México 340 índios e 170 índios da Índia.

Depois de um treinamento de um mês em San Antonio, primeiro regimento de cavalaria voluntária viajou para Tampa, Florida. Mas muitos homens haviam abandonado a doença.

saw.jpg

Pode antes do mês de junho, o regimento foi enviado a Cuba. Um membro da trupe L, Thomas Isbell participaram de forma heróica na batalha de Cuba em 24 de junho de 1898 um dos quatro homens enviados para espiar, Isbell matou um inimigo e foi ferido sete vezes no compromisso de Las Guasimas. Roosevelt disse mais tarde do Cherokee, ele foi o primeiro a matar e o primeiro a ser ferido. O mais notável foi o fato de que ele se recusou a deixar o cargo, apesar de seus muitos ferimentos.

Os nativos americanos contribuíram significativamente para esta guerra. Um veterano de guerra, John Alley, mais tarde afirmou que sofreu perdas no território indiano durante seus 34 compromissos na contagem de guerra para a metade de sua entrada oficial dos Estados Unidos. Ele também apontou que muitos desses homens eram de origens indígenas.

Theodore Roosevelt, que se tornou presidente dos Estados Unidos, vai lutar em todos os seus deveres para reconstruir o mundo indiano. Ele se recusou a vender repetidamente terras indígenas, protegidos na melhor das hipóteses território indiano de colonização branca e lançar as bases de cidadania americana aos nativos americanos. Para ele, este foi um perfeito graças aos seus bravos soldados.

A guerra americana espanhola também vai ver as primeiras técnicas de uso de massa nativos americanos lutavam contra o exército, em particular no que respeita aos guerrilheiros e orientação.

A guerra ajudou principalmente para criar um clima mais saudável nas relações entre brancos e nativos americanos.

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×